A educação do seu filho não depende somente da escola. Os pais devem ter uma participação ativa na vida escolar dos filhos, principalmente nos primeiros anos, quando eles estão começando a sua trajetória acadêmica. Quando os pais mostram que se preocupam com o aprendizado do seu filho, ele entende como isso é importante e começa a valorizar a escola desde cedo. Mas como fazer isso da maneira correta? No blog vamos te mostrar como melhorar o desempenho escolar dos filhos, mesmo que você tenha a rotina corrida. Acompanhe a leitura!
Acompanhe os deveres de casa
Acompanhar o que seu filho está aprendendo aumenta a motivação melhora a sua proximidade com ele. As crianças se sentem mais confiantes e motivadas quando sentem essa ligação entre os pais. Também não deixe de ir à escola, frequentar as reuniões e de manter um bom relacionamento com os professores. Converse com o seu filho, pergunte como foi o seu dia na escola.
Crie uma rotina
Estabeleça uma rotina de estudos para o seu filho. Ele deve perceber que estudar em curtos períodos de tempo é melhor que deixar tudo para a véspera de uma prova. Priorize os estudos, mas sempre reserve um tempo para o lazer. Durante os primeiros anos escolares as brincadeiras podem ocupar um espaço de tempo maior no dia. Conforme os ciclos vão avançando e o número de matérias aumentando, reserve um tempo maior para os estudos.
Reserve um ambiente para os estudos
O ambiente que seu filho estuda influencia no aprendizado, por isso, reserve um local calmo, limpo, iluminado e longe de distrações. Mantenha a televisão, celulares, e videogames distantes na hora dos estudos. Mantenha perto somente o que for necessário, como livros materiais escolares e acesso à internet para fazer pesquisas, mas sempre supervisionado para não cair em distrações. Deixe sempre uma garrafinha d’agua por perto, a hidratação é importante na hora dos estudos.
Não cobre em excesso
A cobrança vai fazer parte da vida do seu filho, por isso é importante que ela seja feita. Mas é preciso saber diferenciar cobrança de pressão excessiva por resultados. A cobrança excessiva afetará a autoestima e confiança do seu filho, além de poder gerar transtornos como ansiedade e até depressão, o que pode contribuir para uma piora nos resultados. É importante buscar um meio-termo entre cobrar, incentivar e apoiar. É preciso que seu filho entenda que ele será repreendido pelos maus resultados, mas que também será elogiado pelos bons. Busque valorizar o esforço do seu filho para alcançar os resultados.
Se mesmo se esforçando o desempenho continua indo mal, o problema pode estar em outro lugar. Há uma séria de coisas que podem estar acontecendo na vida do seu filho que podem estar afetando seus resultados. Por isso, mantenha o diálogo, procure sempre escutá-lo e entender a situação antes de pré-julgamentos.
Com uma boa organização e pais participativos, tudo isso contribui para melhorar o desempenho escolar dos filhos. Tendo com bons hábitos de estudos desde cedo, eles se tornarão adultos mais responsáveis e conscientes.
Leia também: Comidas que ajudam no aprendizado