Você sabe a história do dia do Professor?
usuario

Publicado por Angher

Compartilhar

Você sabe a história do dia do Professor?


O Professor é uma figura central em nossa trajetória, desde a educação infantil até o ensino superior. Em virtude da perseverança desses profissionais, que se dedicam diariamente ao estudo e ao ensino, é possível sonhar não só com a transformação individual, mas também com a mudança de toda a sociedade.

Embora pareça utopia, existem muitas histórias de mudanças ocorridas por intermédio da educação e dos professores. Entre os inúmeros exemplos, podemos citar os filmes Escritores da Liberdade (2007) e Rainha de Katwe (2016). Além disso, não podemos esquecer de grandes inspirações brasileiras, como Paulo Freire.

Sem dúvida você sabe da importância desses profissionais e, além disso, sabe que em 15 de outubro comemoramos o Dia do Professor. Mas você sabe a origem data? Continue a leitura e embarque nessa história com o Angher.

Por que 15 de outubro?

Por que 15 de outubro é o Dia do Professor? Existem dois fatores atrelados a escolha da data. O primeiro remete a figura de Santa Teresa de Ávila, que foi uma freira carmelita e educadora com grande destaque no período da Contra reforma, século XVI. Em 15 de outubro a comunidade católica celebra o dia dessa santa nascida na Espanha.

O segundo ponto que contribuiu para a escolha da data remete ao século XIX.  Mais precisamente, a 15 de outubro de 1827, quando D. Pedro I, imperador do Brasil, criou as Escolas de Primeiras Letras nos principais povoados do Império.

Apesar disso simbolizar um marco para na história da educação do nosso povo, as festividades do Dia do Professor, tal como conhecemos atualmente, foi implementada depois de décadas.

Salomão Becker, o criador do Dia do Professor

Contudo, apesar da escolha da data, no Brasil, ter a ver com Santa Tersa de Ávila e D. Pedro I, foi esse professor paulista que ganhou o título de criador do Dia do Professor.

Em síntese, foi Salomão Becker o responsável pela inclusão da data comemorativa no calendário escolar das escolas paulistas. Isso ocorreu em 1947, muitos anos após a ação de D. Pedro. O movimento de celebrações do Dia do Professor também reivindicava que, na data, o corpo docente e discente tivesse o direito a uma folga.

A ideia de Salomão conquistou professores de todos os cantos do país e, logo, tornou-se realidade. Assim, em 1963, o Decreto Federal nº 52.682 instituiu o dia 15 de outubro como feriado escolar nacional.

Além de homenagear a todos os profissionais que tornam a missão da nossa escola possível, queremos te convidar a parabenizar os seus grandes mestres. Afinal, quem não se lembra de um ensinamento de um professor com saudosismos e afeto?

Compartilhe nas redes sociais do Angher a sua homenagem! Acesse o nosso Instagram ou Facebook.

Comments

comments