Entenda o Espiral do Conhecimento e como ele vai auxiliar o seu filho a se tornar uma pessoa mais criativa e preparada para um futuro cada vez mais desafiador.

Clique agora no botão e agende sua visita com nossa equipe educacional.

O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir que outras gerações fizeram. 

Jean Piaget

Você sabe o que é aprender?

Aprender é fundamental na vida do ser humano e envolve vários processos e novos conhecimentos. Exigindo competências, habilidades,comportamentos,valores,experiências,cognição,emoção,fatores biopsicossociais, motivação…

Como funciona o processo da aprendizagem?

Compreende três tipos principais de domínio: psicomotor, cognitivo e afetivo. O processo de aprendizagem pode ser diferente para cada indivíduo, dependendo dos seus conhecimentos, do ambiente e outros fatores que influenciam esse sistema.

Tudo inicia pelos estudos de Piaget…

Tudo começa na infância, quando a criança inicia uma busca pelo equilíbrio entre aquilo que ela descobre no ambiente em que vive e a sua capacidade cognitiva.

Piaget dividiu o aprimoramento da aprendizagem em 4 estágios da vida de uma criança. Todos eles tendo como principais responsáveis a assimilação e a acomodação.

Estágio sensório-motor: do nascimento até os 2 anos de idade.

Os bebês usam a pré-lógica.

Estágio pré-operatório: Dos 2 ao 7 anos, esse estágio representa a conquista da linguagem e a construção do mundo por meio de símbolos. Ego fala mais alto. Surge também o animismo .

Estágio operatório-concreto: Entre os 7 e os 12 anos, a criança começa a desenvolver um conhecimento que a leva a se relacionar com pessoas mais
velhas. Essa etapa é marcada pela presença da reversibilidade de ações mentais.

Estágio operatório-formal: A partir dos 12 anos, o cognitivo da criança começa a avançar para a vida adulta.É nesse momento que o desenvolvimento da inteligência do indivíduo dá o maior salto.Surge o pensamento lógico e dedutivo.

Com o estudo, análise de todas as teorias da aprendizagem; enfim; como propor o espiral da aprendizagem no Angher?

Aqui se consagra o trabalho da base…Por isso, podemos imaginar um ESPIRAL. Exatamente isto acontecerá com o conhecimento:

COMPREENDER:

O indivíduo entende que algo é importante, mas esse é apenas o primeiro passo, pois somente entender não significa que aprendeu.

RETER:

A retenção acontece quando a informação é mantida na “cabeça” da pessoa.
O conhecimento foi adquirido, mas não foi utilizado ainda. Por esse motivo, ele não tem tanto valor.

PRATICAR:

É nessa etapa que o conhecimento vai realmente se solidificando, pois passa a ser utilizado. Para tanto, isso envolve mudar hábitos antigos e sair da zona de conforto, o que gera motivação e cobrança.

DISSEMINAR:

É a hora de transmitir o que foi assimilado e ajudar outros na retenção dessas informações.

CRIAR:

A última etapa, tida como o pico do processo de aprendizado, é o momento em que você começa a gerar novos conhecimentos a partir daqueles que adquiriu

O processo da aprendizagem é como uma mochila expansiva, a cada zíper aberto um novo conhecimento!

Renata Dani

Levando em conta os fatores que influenciam

Conheça nosso Espiral do Conhecimento

Ou seja, é importante que a pessoa participe ativamente do processo de aprendizagem para que seja realmente adquirido e se transforme em algo de valor não apenas para ele, mas para quem está ao seu redor.

Afinal a criação do conhecimento é um processo dinâmico e contínuo; gerando RESULTADOS.

Clique agora no botão e agende sua visita com nossa equipe de educacional.