O MEC e a BNCC listaram algumas competências para a educação básica no que se refere ao Desenvolvimento Escolar dos alunos e que todo educador deve conhecer quais são.
É fato que o professor tem influencia na educação de seus alunos e o Desenvolvimento Escolar é base para o ensino de qualidade.
Vamos conhecer algumas destas competências.
Conhecimento
Tudo que o aluno absorve do mundo pode ser usado no poder cognitivo da aprendizagem. Na educação básica o contato com vários temas é muito importante para inserir o estudante na sua realidade.
Os profissionais de educação devem auxiliar e levar a criança a desenvolver habilidades. Uma habilidade é a aprendizagem de novas línguas.
Pensamento crítico, científico e criativo
A reflexão é o principal ponto aqui. O aluno passa a refletir com maior profundidade sobre o universo no qual está inserido.
Análises críticas sociais e culturais são trabalhadas, assim como o raciocínio científico. Aqui a imaginação é o limite e a escola, juntamente com os professores, contribuem no Desenvolvimento Escolar por meio do incentivo e ajuda no acesso a materiais de qualidade.
Senso estético
Muito do que existe em nossa sociedade de arte e cultura pode ser atribuído ao senso estético. A lógica, o desafio e a produção são capazes de atrair os alunos, que devem observar o teatro, cinema e manifestações teatrais como algo próximo a ele.
A escola deve mostrar a importância destas manifestações junto com a equipe de educadores e desenvolver este senso com o aluno.
Comunicação
Na sala de aula ou fora dela, o professor pode utilizar as diversa maneiras de repassar conhecimento por meio da linguagem.
O importante aqui é a manifestação do aluno, seu compartilhamento de linguagem e as habilidades comunicacionais que estão se desenvolvendo.
Argumentação
Neste ponto estudante é incentivado a ter um acesso maior ao coletivo, a estimulação de ir em frente com as próprias ideias. Uma oportunidade para ensinar o respeito e tolerância para com a opinião de outros.
Aqui é desejável que a criança desenvolva seus argumentos e defendam uma consciência mais ética e social, sem esquecer do meio ambiente.
Espero que tenha gostado das dicas e nos vemos nos próximos posts.
Leia aqui sobre como ajudar seu filho acordar cedo