A volta às aulas é um momento muito importante. Tanto os pais, quanto os filhos se preparam para que tudo ocorra bem e sem nenhum problema. Pensando nisso, hoje vamos falar de coisa que pode ajudar o seu filho a ter um melhor desempenho. Entrar num ano novo na escola, ou até mesmo mudar de escola não é fácil. Vamos descobrir como ajudar seu filho na volta às aulas?
Preparação
Antes de voltar às aulas, é ideal que tudo seja preparado e bem planejado. Lista de materiais conferida, materiais comprados, é hora de prepara a mochila e ir para aula. Alguns pais ficam inseguros com os primeiros dias, talvez por falta de costume, ou até mesmo por receio de não ter o filho perto de si. Mas com o tempo isso, muda.
Como ajudar meu filho?
Nos primeiros dias, muitos assuntos podem estar nebulosos e ainda fora do entendimento. O clima das férias e a falta de rotina podem ser desafios para voltar ao ritmo normal. Para isso, é importante que os pais estejam presentes e próximos.
Por isso, todos os dias após as aulas, pergunte seu filho sobre como foi o dia dele e acompanhe durante a resolução das atividades para casa. Ajudar os filhos é algo bom tanto para o aprendizado deles, quanto para relação entre pais e filhos.
Ajude-o na realização das tarefas e na resolução de problemas. Além disso, discutir questões que foram levantadas na aula pode ser muito bom para o entendimento. Questões de matemática podem ser as mais desafiadoras, caso você não saiba como ajudar, tentar achar as respostas em conjunto é um ótimo caminho para o aprendizado.
Como ter tempo?
Se o seu problema é a falta de tempo para acompanhar diretamente o aprendizado, é importante pensar na rotina para achar espaços para dedicar a isso. Uma boa dica é tentar encarar isso como algo importante e que se não for feito pode trazer problemas no futuro.
Você costuma ajudar seu filho a fazer os deveres? Leia esse texto também.
Siga o Angher no Instagram, clique aqui.