A conexão entre escola e família é de extrema importância para o aprendizado da criança. Família e escola devem andar lado a lado e buscar o senso comum na educação. Com isso em mente, selecionamos alguns pontos fundamentais para que o relacionamento parental com a instituição de ensino se solidifiquem.

Comunicação entre Família e Escola
O diálogo é o início de tudo e se uma empresa não se comunica, logo irá falir. As escolas melhor que ninguém precisam entender isso. Você que é pai, busque escolas em há acesso fácil a informações, seja proposta pedagógica, programas, atividades extracurriculares e por aí vai.
Para as escolas deixamos as dicas de usar as mídias sociais e variados canais de comunicação. Crie um site, uma página no Facebook e Instagram, poste conteúdo relevante para seu público.
Além disso, é importante manter o diálogo e troca de informações entre os pais e professores. A escola pode promover encontros, palestras e muitas outras formas de colocar profissionais de educação em contato direto com os pais.
Dar feedback é fundamental
Os pais e responsáveis precisam se posicionar, serem aptos a avaliar e ver se o ensino está de acordo com o prometido. Da parte dos pais falta um retorno sobre como a escola está se saindo, talvez um detalhe que os professores não perceberam pode ser facilmente corrigido com esta interação Família e Escola.
No caso das escolas, que tal demonstrar de forma real o interesse pela criança e sua família? Chamar os pais para conversar e falar sobre as atividades da escola e dar um feedback do filho daquele pai ou mãe.
Além da escola
Sabemos que muitas crianças se apegam aos professores e a alguns amiguinhos de escola, sendo isso algo bastante positivo. Criar relacionamentos além dos portões da instituição de ensino pode afetar para o bem todo relacionamento entre Família e Escola.
Ter momentos de conversa descontraída com um professor ou acompanhar o seu filho em uma excursão são pontos positivos no desenvolvimento da relação casa-escola.
Espero que tenha gostado e não deixe de ler também 5 Dicas Incríveis para Acompanhar seu Filho na Escola.