Redação nota 1000: quais são os caminhos?
usuario

Publicado por Angher

Compartilhar

Redação nota 1000: quais são os caminhos?


Muitos estudantes sabem que a redação é um dos maiores desafios do Enem. Culturalmente, a maioria dos brasileiros não tem o hábito de ler nem de escrever, por isso, a redação do Enem é um desafio para grande parte das pessoas. Como muitos não tem o hábito de treinar isso dificulta ainda mais na hora de fazer a redação. Mas a boa notícia é que dá pra melhorar bastante lendo e praticando em casa. Para te ajudar, o Angher trouxe algumas dicas do que você pode fazer para ter uma redação nota 1000.

Tipo de redação

A redação do Enem deve ser dissertativa-argumentativa. Isto é, você deve falar sobre o tema proposto utilizando argumentos consistentes para convencer o leitor. Para utilizar esses argumentos você deve ter justificativas concretas, baseadas em dados estatísticos ou fatos históricos e não de mero achismos.  

Só é possível saber o tema da redação na hora da prova e o Enem costuma cobrar assuntos que estão em alta na sociedade. Portanto, fique atento aos possíveis temas que podem cair. Leia a opinião de especialistas da área, dados e estatísticas que te ajudem a formular os seus argumentos.

Como a redação deve ser estruturada

A redação do Enem deve ser estruturada em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. A Introdução é o momento que você vai chamar o leitor para o assunto. Você pode usar referências que tenham relação com o tema da redação. A maioria dos vestibulandos gostam de fazer uma abordagem histórica na introdução para fundamentar sua defesa.

Logo após a introdução vem o desenvolvimento. No desenvolvimento você deve usar argumentos para dar força ao seu posicionamento sobre o tema. Apresente justificativas relevantes mostrando suas causas e consequências. Aqui, você também pode usar conhecimentos de outras áreas para sustentar sua defesa como: fatos históricos, reportagens, filmes, séries, publicidade, músicas, etc. Exemplos de fatos que aconteceram na sua vida não contam.

A conclusão é o momento de trazer desfecho para o seu texto e fazer uma proposta de intervenção. Isto é, você vai trazer uma solução para o problema com as ideias que você fundamentou no desenvolvimento. Para buscar essa solução você deve apresentar uma ação e falar: quem vai fazer? O que vai fazer? Qual será o efeito? E o mais importante, essa solução deve ser proposta respeitando os direitos humanos.

Amarre as informações

O seu texto precisa ter coesão (ligação entre as palavras e frases) e coerência (ligação lógica entre as ideias). Um texto contraditório e redundante ou cujas ideias iniciadas não são concluídas, é um texto incoerente. A incoerência compromete a clareza do discurso, a sua fluência e a eficácia da leitura. 

Trace uma linha coerente do começo ao final do texto e tenha muita atenção ao que escreve para deixar as informações interligadas. O seu texto deve fazer sentido para o leitor e deve ter uma linha lógica e cronológica ligada ao assunto.

Leia e escreva muito

Leia de tudo e escreva muito, jornais, revistas, livros didáticos ou literários, impressos ou digitais. Todo tipo de conteúdo é válido. Quanto mais bagagem você tiver, melhor será para falar sobre diversos assuntos e trazer exemplos reais. Por isso o hábito da leitura é tão importante quanto saber escrever. Contudo, de nada adianta você saber escrever um texto corretamente se não tiver criatividade para argumentar. O segredo para escrever bem é ler muito e escrever bastante. Quanto mais você treinar, mais fácil será para criar os seus textos.

É importante também ter domínio do português. Um texto com erros de português descredibiliza sua redação. Por isso, leia muito e sempre que tiver dúvidas sobre como escrever ou usar uma palavra, consulte um dicionário ou sites especializados.

Fique atualizado

O Enem costuma falar sobre temas que estão em alta na sociedade, tanto nas provas objetivas quanto na redação. Fique sempre informado sobre as principais notícias do Brasil e do mundo principalmente no âmbito político, econômico, cultural e social.

Seguindo essas dicas você estará no caminho certo para ter uma redação nota 1000. Frisamos que é importante estar sempre treinando e estudando. Se gostou deste post, não deixe de acompanhar o Anger nas redes sociais que estamos sempre postando conteúdos muito legais.

 

Leia também: Como se preparar pro tema da redação do Enem

Comments

comments