Procrastinação: como burlar o grande vilão dos estudos?
usuario

Publicado por Angher

Compartilhar

Procrastinação: como burlar o grande vilão dos estudos?


A procrastinação é um grande vilão dos estudos atuais. Desde a distração que os celulares proporcionam até a desmotivação. É preciso entender e saber como burlar a procrastinação. Pensando nisso, fizemos um artigo completo com dicas para evitar problemas na hora de estudar!

 

O que é a procrastinação?

Primeiramente, é preciso entender o que causa a procrastinação. Afinal, é preciso descobrir a origem do problema para combate-lo.

 

Portanto, a procrastinação é quando adiamos uma tarefa por não querer fazê-la. Um exemplo disso é quando precisamos estudar e decidimos ir jogar um jogo, ou quando deixamos algo para o dia seguinte. “Amanhã eu faço, amanha eu começo, amanhã eu resolvo…” 

Como Perceber Que Está Procrastinando?

Contudo, é muito difícil perceber que estamos procrastinando. Ou seja, além de ser muito prejudicial, é difícil de identificarmos e tratar.

Dessa forma, o primeiro passo para tratarmos a procrastinação, é a percepção sobre o seu dia. Dessa maneira, uma dica interessante é anotar tudo que é preciso fazer.

Resumindo,  quando anotamos nossas tarefas, conseguimos mapear o que deve ser feito naquele dia. Bem como, assim podemos saber o que foi feito e o que não, ao final do dia.

Efetivamente, a ideia é mapear o seu dia durante a manhã e analisar ao final da tarde. Caso tenham muitas tarefas pendentes, é preciso pensarmos o motivo, e os impactos.

 

Como Parar de Procrastinar?

Após saber que está passando por um período de procrastinação, é preciso tratar. E assim como outros problemas que podem surgir e atrapalhar os estudos. A procrastinação deve ser tratada com dedicação e trabalho.

Como já dissemos anteriormente nesse texto, ao anotar todas as tarefas você consegue se preparar para o seu dia. Dessa forma, organizar e planejar quando fará cada tarefa, é essencial.

Outra forma de melhorar esse quadro, é buscando apoio de familiares e amigos, se juntando com pessoas próximas para estudar e “matar” aquelas tarefas mais chatas.

Por fim, se você identificar que isso se trata de um problema mais profundo, você pode buscar ajuda de profissionais.

 

Você se considera um procrastinador? Diz pra gente lá no Instagram.

Veja também:  5 DICAS PARA O ENEM

 

 

Comments

comments