A Internet é palco de muita controvérsia, coisas boas e ruins podem ser retiradas da rede e dentro deste contexto não podemos deixar de ressaltar o uso da mesma pelas nossas crianças.
Rede sociais possuem limites de idade, sites tentam usar da tecnologia para filtrar melhor e proibir menores a usar certos serviços online, apesar disso é quase impossível que as empresas fiscalizem todo espaço na Internet.
Sejamos sinceros, em tempos atuais é simplesmente impossível que seu filho não acesse a internet, seja pelo computador de mesa, notebook e principalmente celular. A questão aqui é sobre a responsabilidade dos pais para com os limites e ética no meio digital em relação aos pequenos.
Internet e a interação Pais e Filhos
Não é novidade que o diálogo precisa acontecer na família, seja qual for o assunto, mas focaremos no tema aqui proposto. Se você tem um filho com certeza lida com a internet e o acesso dele diariamente. Vamos hoje propor algumas dicas para que você lide com seu filho e ele possa lidar com as novas tecnologias de um modo saudável.
Estabeleça limites sobre aquilo que deve ser evitado, proibido e também converse sobre o motivo pelo qual fez as restrições. Use de sabedoria e carinho, pois o diálogo feito de forma positiva causa melhores impressões.
Faça isso em conjunto, sente com a sua criança e estabeleça as regras, pois ele não irá reclamar depois, afinal, ele ajudou a estabelecer o regulamento.0
Negocie o tempo diário de Internet a ser utilizado para que haja limites de tempo. Deixar que a criança permaneça muitas horas conectada pode ser um risco para ela e causar algum conflito com os compromissos escolares e da casa.
Um item importante é dar responsabilidades para seu filho, deixar claro que ele sera responsabilizado pelo uso de qualquer site. Também esclareça durante a conversa o que é saudável e o que não é.
Os celulares hoje estão nas mãos de crianças de 4 anos. Nossa recomendação é que crianças muito novas não tenham celulares, deixe para a adolescência. Os adolescentes que possuírem um aparelho precisam sim de vigilância. Sempre tenha a senha do smartphone e seja um amigo, não fiscal.
Espero ter ajudado. Até a próxima e bons estudos.
Leia também sobre Como se Preparar Pro Tema da Redação do ENEM.