A educação se apoderou da revolução tecnológica, não tem volta e a tendência é que a Tecnologia avance mais. Sabemos que a área educacional não vive sem o uso de ferramentas para o desenvolvimento acadêmico de seus alunos. Em salas de aula, cada dia mais, o uso de recursos, como tablets, projetores, realidade aumentada, big data e muitos outros avançam. Um fator a ser analisado aqui é: o bom uso das tecnologias para o real desenvolvimento da criança.
O principal objetivo do uso de tecnologia é criar uma dinâmica em sala de aula, não substituir professores. É interessante que o educador esteja atento as novidades e seja capaz de auxiliar seus alunos com o uso destes meios tecnológicos. A escola antes de implementar um projeto deste tipo deve estar em acordo com docentes e funcionários, oferecendo todo apoio aos alunos. Treinamentos e capacitações são os melhores métodos para uma equipe unida e com um único propósito, educar para a vida. Além dos professores, pais e responsáveis devem concordar e contribuir para o bom uso da tecnologia no ensino de seus filhos. Tanto professores quanto pais são peças-chave para dar feedbacks e melhorar todo processo nas escolas. As novas gerações, e as mais afetada pela tecnologia, deve ser preparadas para o uso acadêmico das ferramentas, pois eles estão acostumados a utilizar os meios digitais para redes sociais e atividades recreativas.
A escola precisa entender a demanda do aluno e suprir suas necessidades. Quais aparelhos serão necessários? Qual a familiaridade com tecnologia que os alunos tem? O que é interessante aprender com esta metodologia? O primeiro passo é entender os problemas em sala de aula e como a tecnologia vai sanar esses problemas. Antes de implementar, faça pesquisas, ouça os alunos, os professores, veja a falta de motivação e quais outras oportunidades podem ser extraídas. Após a implementação, acompanhe o desempenho, seja dos alunos ou professores. Durante esse processo, muitos problemas serão percebidos e devem ser corrigidos em seguida.
Aproveite a experiência tecnológica para gerar um apreço pela leitura, faça dos livros seu aliado. Projete transformar a leitura em uma experiência multi telas. Leve o aluno a boas fontes online e faça com que ele se sinta parte de tudo isso. Avalie a criança de acordo com seu desenvolvimento e adapte as ferramentas para o seu aprendizado e garanta um melhor desenvolvimento intelectual.
A tendência é essa e não tem como fugir, prepare seu filho para um mundo de inovação, pois as escolas já estão dando esse passo importante e não dá para ficar para trás.
Leia mais sobre a bagunça que seu filho pode fazer e é essencial para o seu desenvolvimento.