A pandemia no novo Coronavírus trouxe mudanças que muitos de nós não estávamos preparados. Desde a forma de nos comunicar até a forma que estudamos. Por isso, novos modelos foram criados, modelos que vão nortear o futuro nos próximos anos. Neste texto, vamos falar um pouco sobre os desafios da educação infantil na pós quarentena.
Os Desafios Atuais da Quarentena
Assim que começamos a quarentena, fomos bombardeados com informações sobre as formas de contágio do novo coronavírus. Dessa forma, logo no começo, já conseguimos entender as responsabilidade e os cuidados necessários. Afinal, havia o risco para muitas pessoas se continuássemos como estávamos.
Entretanto, nas escolas, o impacto foi ainda maior. Pois, imagine: uma sala cheia com 30 alunos, são 30 famílias em perigo caso não fizéssemos algo. Este exemplo é simplista, mas explica bem a responsabilidade de escolas e instituições de ensino.
Pós Quarentena e a Educação Infantil
Dessa maneira, para o futuro esperasse que algumas medidas sejam herdadas desse momento em que vivemos. Afinal, quando falamos de controle de uma doença como o COVID-19, estamos falando de ter cuidados com a higiene acima do que é considerado normal.
Por conta disso, é esperado que nomes conhecidos atualmente continuem populares. Álcool em gel, máscaras, distanciamento social e até mesmo o novo normal vão continuar nos ares do futuro. Outrora, é possível que um novo vírus se espalhe ou até mesmo tenhamos um novo surto da doença. Porém, com a experiência adquirida nos tempos atuais nos farão muito mais assertivos nas decisões.
Escolas deverão ter protocolos para controle de doenças e higiene. Pois, de acordo com a OMS, mesmo com uma eventual vacina, ainda poderemos enfrentar o COVID-19 de forma endêmica. Como é a gripe, sarampo e a Dengue.
Além disso, novos conteúdos devem aparecer nas aulas. Como, por exemplo, os cuidados com a etiqueta do espirro e da tosse. Os professores, vão ter papel principal na identificação de possíveis problemas e na compreensão para possíveis resoluções.
O Novo Normal se Torna Apenas Normal
Contudo, as mudanças vão ficar cada vez mais comuns, e logo, nem os mais saudosos vão perceber as diferenças entre o antigo e o novo normal. Por conta disso, é preciso abraçar e entender de peito aberto as mudanças necessárias para a saúde das crianças e da comunidade escolar.
Saiba mais sobre o Angher e como nós estamos lidando com a Quarenta clicando aqui.
Siga o nosso Instagram para mais notícias!