OS JOVENS E O DILEMA DA ESCOLHA PROFISSIONAL
Tomada de decisão exige segurança e apoio dos pais
Por Carlos Sade
A escolha profissional de um indivíduo não é a tarefa mais fácil de ser cumprida e nem sempre é assertiva em um primeiro momento. Além disso, os adolescentes são bombardeados por informações sobre as melhores profissões para trabalhar e ainda sofrem com a pressão dos pais e as influências de seus grupos de amizades. Em alguns casos a escolha da profissão ocorre ainda na infância. Brincadeiras e sonhos infantis acabam se tornando um objetivo na vida dos adolescentes. A pergunta “o que você deseja ser quando crescer?” continua sendo comum na vida das crianças e já vem repleta de expectativas dos adultos. Elas podem optar pela profissão dos pais ou, conforme crescem, vão alternando as preferências de acordo com o que aprendem sobre cada uma.
É positivo para os jovens receberem incentivos dos pais para seguirem seus próprios desejos. Contudo, este desprendimento não é tarefa fácil para os pais que pensam em um futuro próspero para seus filhos, visto que a prosperidade está muitas vezes relacionada a profissões reconhecidas e valorizadas socialmente. Assim, alguns jovens adultos terminam por assumir um desejo que não lhes pertence e logo se frustram no início do curso superior.
Ajudar na escolha profissional auxiliando nossos alunos nesse processo também faz parte da proposta pedagógica do Centro de Educação Angher. Neste ano em parceria com a COPEC (Comissão de Projetos Educacionais e Científicos) iniciamos o “Como Será?”, que vai trazer profissionais das áreas pretendidas pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio. E não foram poucas as áreas, além das carreiras tradicionais (medicina, direito, engenharia, militarismo) outras mais inovadoras (escrita criativa, moda, artes) também fazem parte do mix escolhido pelos alunos.
Quem sou eu? O que quero para meu futuro? O que gosto? O que não gosto? O que me gera satisfação? São perguntas que passam pela cabeça dos nossos alunos e que se bem respondidas facilitam e muito a escolha profissional.
Nesta primeira semana a presença dos profissionais das áreas da odontologia, direito, engenharia civil, arquitetura e medicina veterinária estão confirmadas.
ANGHER 50 anos
Você conhece alguém que trabalhou, estudou no Angher. Nós queremos entrar em contato com você. Entre na nossa página no Instagram (ce.angher) ou no Facebook (Centro de Educação Angher) e mande uma mensagem.