Como fazer uma boa redação?
usuario

Publicado por Angher

Compartilhar

Como fazer uma boa redação?


A redação do Enem é o terror para muitas pessoas. Culturalmente, a maioria dos brasileiros não tem o hábito de ler nem de escrever, por isso, a redação do Enem é um desafio para grande parte das pessoas. Muitas vezes, não sabemos o que escrever nem organizar os argumentos. Se você também sente dificuldade com isso, fique calmo, tudo é questão de prática. Para te ajudar a mandar bem na prova, a equipe do Angher trouxe algumas dicas de como fazer uma boa redação.

Antes de tudo, você deve saber que a redação do Enem deve ser dissertativa-argumentativa. Isto é, você deve falar sobre o tema proposto apresentando os seus argumentos para convencer o leitor. E para convencer alguém do seu ponto de vista você precisa saber discutir sobre o assunto. Portanto, pesquise sobre diversos temas que estão em alta. Leia a opinião de especialistas da área, dados e estatísticas que te ajudem a formular os seus argumentos.

Estrutura do texto

A redação do Enem deve ser estruturada em introdução, desenvolvimento e conclusão. A Introdução é o momento que você vai chamar o leitor para o assunto. Você pode usar referências que tenham relação com o seu argumento. A maioria dos vestibulandos gostam de fazer uma abordagem histórica na introdução para fundamentar sua defesa.

Logo após a introdução vem o desenvolvimento. No desenvolvimento você deve usar argumentos para dar força ao seu posicionamento sobre o tema. Apresente argumentos relevantes mostrando suas causas e consequências. Nesse ponto, você pode usar conhecimentos de outras áreas para sustentar sua defesa como: fatos históricos, reportagens, filmes, séries, publicidade, músicas, etc. Exemplos de coisas que aconteceram na sua vida não contam.

Por último vem a conclusão. Neste momento, você deve fazer a proposta de intervenção. Com as ideias que você fundamentou no desenvolvimento você vai finalizar o texto com uma solução para o problema. Para buscar essa solução você deve apresentar uma ação e falar: quem vai fazer? O que vai fazer? Qual será o efeito? Além do mais, você deve propor essa solução respeitando os direitos humanos.

Leia e escreva muito

Leia bastante e leia de tudo. Jornais, revistas, livros didáticos ou literários, impressos ou digitais. Todo tipo de conteúdo é válido. Quanto mais bagagem você tiver, melhor será para falar sobre diversos temas e usar trazer exemplos reais. Por isso ler é tão importante quanto saber escrever. Contudo, de nada adianta você saber escrever um texto corretamente se não tiver criatividade para argumentar. O segredo para escrever bem é ler muito e escrever bastante. Quanto mais você treinar, mais fácil será para criar os seus textos.

Esteja atualizado

O Enem costuma falar sobre temas que estão em alta na sociedade, tanto nas provas objetivas quanto na redação. Fique sempre informado sobre as principais notícias do Brasil e do mundo principalmente no âmbito político, econômico, cultural e social.

Domine o português

Usar o português de forma correta é fundamental para dar credibilidade ao seu texto. Por isso, leia muito e sempre que tiver dúvidas sobre como escrever ou usar uma palavra, pesquise. Sempre que surgirem essas dúvidas consulte um dicionário ou sites especializados.

Amarre as informações

As informações do seu texto devem estar interligadas. Trace uma linha coerente do começo ao final do texto e tenha muita atenção no que escreve para não se perder e fugir do assunto. Além disso, suas ideias devem ser expressas de forma clara e coesa. Isto é, o seu texto deve fazer sentido para o leitor e deve ter uma linha lógica e cronológica ligada ao assunto.

 

Essas foram algumas dicas para te ajudar a fazer uma boa redação. Mas, elas só serão eficazes se você praticar sempre. Com foco e dedicação você pode tirar uma excelente nota no Enem e conquistar sua tão sonhada vaga na faculdade!

 

Leia também: Como se preparar pro tema da redação do Enem

Comments

comments