Quando a prova do ENEM está prestes a acontecer, a pressão e estresse costumam tomar conta do aluno. Sabemos que não é fácil para ninguém estes momentos, principalmente para os estudantes, que acabam em muitos casos mudando até seu comportamento em casa.
A sensação de estresse também afeta a família, mas sabemos que pais presentes podem fazer a diferença. Se você está pensando neste cenário de grande tensão, saiba que pode mudar esta história. Vamos dar algumas dicas para ajudar seu filho a virar o jogo e contribuir para uma boa prova.
Não aumente a pressão
A prova em si já é o suficiente, então não aumente a tensão. Seja compreensivo e incentive seu filho, ajude-o sempre e esteja ao lado para confortar se necessário. Quando os pais pressionam demais, o adolescente se sente sufocado e pode não ir bem na prova.
O tempo de cada um
Algumas famílias tentam ajudar o estudante impondo horários e rotinas, em alguns casos chega a ser um exagero ver adolescentes 24 horas com um livro na mão. Claro que horários e rotinas contribuem, mas os pais podem moderar e incluir momentos de lazer ou aprendizado disruptivo, indo a um parque e aplicando as leis da física ao vivo e a cores, mas esta é só uma ideia entre muitas outras.
Você que é pai, fiscalize, estabeleça sim regras, mas sem se esquecer que é outro ser humano com a cabecinha muito preocupada, inclusive preocupada em não desapontar você. Tente entender o seu filho e elabore algo de acordo com as necessidades específicas dele.
Apoio emocional para o ENEM
Não somente os livros, mas o estudante também precisa de muito apoio para ir bem na prova do ENEM. Seja presente e acompanhe os passos do seu filho. Se ele chorar vá consolar, se pedir espaço, dê a ele o espaço, mas mostre que você está ali por ele. Ouça seu filho e o incentive, acredite no potencial e ofereça o melhor que você pode dar.
Você pode conferir também A Importância de Ajudar Seu Filho na Escola.