A alimentação é parte importante da vida e do crescimento. Ela tem impacto expressivo na formação e no desenvolvimento das crianças. Por isso, nesse texto vamos falar um pouco sobre como a alimentação influencia no aprendizado.
Uma questão de saúde.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) determina que a alimentação infantil vai desde o nascimento, até o indivíduo fazer 19 anos. Além disso, há determinações sobre o que é uma alimentação saudável, cada idade tem suas determinações e cada governo tem sua cartilha que alinha essas informações. No Brasil, isso é determinado pelo Ministério da Saúde.
É preciso ter atenção, uma alimentação equilibrada e adequada é o ideal para o desenvolvimento correto da criança.
Uma Boa Alimentação Influencia Muito o Aprendizado.
Além de ser unânime que uma criança alimentada tem mais disposição para se concentrar em aprender. Uma boa alimentação pode ajudar no ensino e dar novos parâmetros de aprendizado. Sendo assim, não estamos falando somente de uma alimentação equilibrada, estamos falando sobre usar a alimentação como agente direto na educação.
Resumidamente, usar frutas, legumes, derivados do leite e outros alimentos como exemplos em aula. Ou até mesmo falar sobre as propriedades desses alimentos e como são feitos pode ser muito poderoso para ajudar a fixar informações. Mas para isso é preciso que as crianças tenham vivências com alimentos diversos e uma alimentação equilibrada.
Dessa maneira, é dever dos responsáveis pelas crianças apresentarem novos alimentos, novas experiências. Crianças podem recusar alguns alimentos por não conhecerem, isso deve ser combatido e deve ser feito um trabalho de apresentação de alimentos novos para essas crianças. Inclusive, no futuro isso pode ser decisivo na saúde, é comum, doenças serem descobertas por conta de uma má alimentação.
Alimentos Para Evitar.
Contudo, é claro que as crianças vão preferir os alimentos industrializados. Eles têm uma preferência enorme entre os pequenos, mas isso não deve ser encarado como ‘normal’. Por isso, evite alimentos com muito açúcar, muito sódio e alimentos que criem um ‘vício’ alimentar. Tenha preferência por frutas e alimentos orgânicos.
O importante é ter saúde. 🙂
Como é a alimentação na sua casa? Acesse esse link e conta pra gente.
Saiba como a saúde mental pode ajudar seu filho.