Você fala quantas línguas? Pois se a resposta for nenhuma, melhor já se preparar para o que está vindo. O inglês é uma das línguas mais requisitadas no mundo, seja para trabalho ou estudos. No exame nacional do ensino médio não poderia ser diferente. Conheça agora como é a Prova de Inglês do ENEM.
Em anos anteriores um conhecimento muito básico já bastava para realizar a prova de inglês do ENEM, porém as exigências aumentaram e o candidato precisa se familiarizar com mais intensidade neste idioma.
Além das regras gramaticais, é importante que o aluno tenha um vocabulário razoável e consiga ser mais assertivo às questões de interpretação textual.
Interpretação de Texto na Prova de Inglês do ENEM
Vamos destacar este item, pois a leitura e capacidade de resposta em inglês tem tomado um bom espaço nas últimas provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Foram textos mais longos e com complexidade mais elevada do que anteriormente.
O problema de não estar atento a estes detalhes é que você vai gastar mais tempo em uma questão e perderá preciosos minutos com isso. O MEC está mais interessado agora em saber se você é capaz de se comunicar, ler e interpretar o texto em língua estrangeira.
As questões clássicas continuam na prova, mas se atente para a interpretação!
Gramaticalmente falando…
Questões de verbo to be, tempos verbais e outros aspectos da língua continuam na prova e são extremamente necessários ao aluno. É impossível entender o que outra pessoa está falando e escrevendo se você não entende da gramática.
Os tempos verbais são pontos de alerta, pois muitos alunos reprovam na hora de interpretar um texto devido a má compreensão do que está sendo dito.
O que cai?
A Prova de Inglês do ENEM traz para os alunos três pontos:
- Interpretar
- Ler
- Responder
Com estes três pontos em mente foque em atualidades, no que está acontecendo no mundo. Tudo que for de relevância social, política, econômica e cultural costuma cair na prova. Pegue seus conhecimentos gerais e trabalhe eles no idioma inglês.
Busque sites, blogs, revistas e o que mais conseguir na língua inglesa. Estude, leia, se esforce. A curiosidade e pesquisa fazem toda diferença no ENEM.
Até a próxima e bons estudos!
Leia mais sobre o Adaptative Learning na Educação.