A escola do futuro.
usuario

Publicado por Angher

Compartilhar

A escola do futuro.


O formato de escola que conhecemos vem sendo usado há muitos anos. E as evoluções na maneira de se ensinar e na maneira de se aprender são enormes desde que começamos ao usar esse modelo. Entretanto, é preciso se entender e se perguntar: qual é o formato de escola ideal? Nesse texto vamos falar um pouco sobre a escola do futuro, e dos desafios que vamos encontrar daqui pra frente.

 

É preciso olhar para o passado

 

Quando falamos de prever o futuro, talvez o primeiro ponto que vem na nossa cabeça é o de pensar em tecnologias hiper inovadoras e super fora da caixinha. Porém, será que esse é realmente o futuro?

Você pode imaginar robôs no lugar de professores, ou até mesmo o uso de equipamentos de absorção de conteúdo. Como máscaras ou óculos inteligentes. Inclusive, essas coisas já estão bem próximas da realidade em que vivemos. Mas será que esse é mesmo o caminho da educação?

Vamos pensar na escola de 10 anos atrás. O que mudou? Hoje, pelo menos falando da maioria das escolas, temos mais estrutura, mais aparelhos digitais e muito mais interatividade online. É bem fácil achar por aí escolas usando projetores, e aulas sendo feitas inteiramente em ‘Power Point’ e serviços do gênero.

Em suma, de 10 anos pra cá, houve muita evolução e hoje já temos uma escola mais conectada e moderna. Contudo, será que o futuro nos aguarda mais?

 

Apostas

Aqui, entramos num campo imaginário e nada certo. É hora de apostar.

EAD

Dado as tecnologias que vem sendo testadas e produzidas hoje, e os caminhos que a ciência tem trilhado. É bem fácil dizer que uma das primeiras coisas que teremos na escola do futuro vai ser a ausência de presença física. O EAD parece ser uma realidade forte e difícil de ser descartada.

Com a internet ficando mais rápida a cada dia, 4G…5G… e por aí vai! E os serviços online ficando cada vez mais completos e inteligentes. É tranquilo dizer que o ensino a distância é uma ótima aposta para o futuro.

Realidade Aumentada

Já temos vários tipos de interação de realidade aumentada nos dias atuais. Sobretudo, ainda não há nada concreto e que mostre um caminho educacional viável.

No entanto, o futuro pode nos surpreender e iniciativas como o Microsoft Hololens e os serviços de realidade aumentada da apple podem ser saídas interessantes no campo educacional.

Sem dúvidas, uma criança de 2030 vai gostar de saber como é o interior do corpo humano, só olhando um holograma.

Jogos

A capacidade de prender a atenção e a facilidade de se lidar com as aspectos interessantes como a física, a espacialidade, a matemática e até mesmo assuntos da sociologia e da filosofia, fazem os jogos já serem uma boa opção de ensino nos dias de hoje.

Naturalmente, ver jogos sendo usados como instrumento de ensino no futuro pode ser uma aposta bem certeira.

 

Mas e os professores?

Finalmente, entendemos que o futuro pode dar oportunidades incríveis para nossas crianças. Enfim, entendemos que as novas técnicas, e os aprimoramentos científicos podem ajudar a formar pessoas instruídas. Mas e o professor, qual o papel dele?

 

Assim como os médicos, e outros profissionais, os professores devem ter o papel crucial no futuro da educação. Desde na hora de fazer uma pesquisa, até a hora de implementar um novo método em sala. Inclusive, o professor do futuro deve estar muito mais antenado às tecnologias e na gestão delas.

 

Enfim, essa é uma pequena visão sobre qual o futuro da escola. Queremos saber o que você acha! Clique aqui e nos conte.

Comments

comments